Missão
A CP tem por missão prestar serviço de transporte ferroviário de passageiros, com uma dinâmica de inovação, salvaguarda do ambiente e melhoria de segurança.
São seus desígnios:
? Oferta de comboios competitivos em termos de rapidez, frequência, pontualidade, conforto e higiene;
? Promoção da intermodalidade para uma oferta de serviços integrados e ajustados às necessidades dos clientes;
? Pessoal qualificado e motivado, funcionalmente enriquecido e com capacidade de iniciativa;
? Uma organização flexível e capaz de responder aos desafios do mercado;
? Estabelecimento de sistemas de preços compatíveis com os vários mercados e que tenham em conta a relação preço/qualidade;
? Contratualização justa quer dos serviços prestados, nomeadamente do serviço público, quer dos serviços necessários à exploração;
? Comunicação dinâmica e de qualidade;
? Desenvolvimento de parcerias (estratégicas) que reforcem a cadeia de valor dos serviços prestados;
? Valorização das relações com as comunidades locais.
Visa prestar um serviço de transporte ferroviário, orientado para o cliente e amiga das pessoas e do ambiente, capaz de satisfazer as expectativas de qualidade e de segurança dos seus clientes, pautando a sua atuação por critérios e objetivos de eficácia e de competitividade.
A atividade da CP tem subjacente como valores profundos, base do seu “core business”, a Segurança, a Qualidade e o Ambiente, como valores posicionais que lhe permitem diferenciar-se positivamente no mercado onde atua, o Profissionalismo, a Ética e a Iniciativa e como valores relacionais o Humanismo e o Compromisso.
A atividade desenvolvida pela CP em 2013 fundamentou-se nos vetores acima referidos.